segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

graphonótpicos: frames do video





graphonótpicos: frames do video





pequenas navegações

Pequenas Navegações:

Pequenas Navegações – Cartas de amor

Poesia visual e grafonópticos, livro e vídeos.


A partir de argumento de Paola Rettore sobre pequenas navegações, movimentos, ou seja, correntes marítimas, rios, lagos internos e externos aos corpos, movimentos errantes, ao azar. Esse projeto iniciou-se a partir de cartas de amor escritas e lançadas dentro de garrafas no Caribe em 2004, pelos poetas Frank Baez e Paola Rettore e ganhou corpo livros de colagens de poemas, textos diversos e imagens compostos por Paola Rettore. Desembocou em um livro de poesia visual e um DVD contendo grafonópticos ( composições de textos, desenhos, imagens, sons) da autoria de Marcelo Kraiser.
A primeira edição deste trabalho, Pequenas Navegações – Cartas de Amor, consta de uma tiragem de 600 exemplares incluindo uma edição limitada de 100 exemplares assinados de caixa com objetos, livro e DVD, patrocinada pela OI através da Lei de Incentivo Fiscal da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais.

Participam como convidados de Paola Rettore e Marcelo Kraiser as dançarinas Dudude Herrmann e Izabel Stewart (Brasil) e Josie Cáceres (Equador) e os poetas Alckmar Santos e Vera Casa Nova (Brasil), Fernando Aguiar (Portugal) e Frank Baez (República Dominicana).

Sobre as Pequenas Navegações, comenta o poeta Alckmar Santos:


“No parágrafo inicial de Lady Chatterley’s lover, Lawrence fala de uma época de inauguração de ruínas, uma época trágica, dizia ele. Desde então, as ruínas não diminuíram. Só fizeram aumentar e entraram em circulação... acelerada. Decadência absoluta da cultura humana? Ora, os fragmento ou dejetos desta nossa era não indicam necessariamente nenhum apocalipse, seja geral ou privado. Longe disso! Há que se resgatar a lógica surpreendente, intuitiva, fortuita, das garrafas de náufrago. Há que se imaginar!... Aí, então, cada fragmento ou dejeto se torna parte de uma possível mensagem. Nada de coisa preestabelecida, decidida de antemão, outorgada por algo ou alguém fora da humanidade, mas uma mensagem que vamos ter de inventar, nós próprios, a partir de nossa precariedade e de nossos pedaços. Mensagens de náufragos!... A nós, então, a tarefa de inventar e projetar longos caminhos, partindo da estreiteza dos sentidos que chegam a nós. Como pedaços de mensagens, soltas ao mar em garrafas, por inúmeros náufragos, mas que tentamos ligar pela imaginação. É momento de reinventar as grandes narrativas. Este trabalho de Paola Rettore é uma maneira. Bela maneira!”

FICHA TÉCNICA

Autores
Direção Artística e Argumento: Paola Rettore
Direção dos grafonópticos: Marcelo Kraiser

Artistas convidados:
Dança e improvisação: Dudude Herrmann e Izabel Stewart
Poetas: Frank Baez, Fernando Aguiar, Vera Casa Nova.
Narração de Josie Cáceres.
Designer: Lais Freire.
Produção: De Pernas Pro Ar.
Assistente de Produção: Claudia Rossi.
Encadernação: Frente e Verso.
Cópias da primeira edição: Estúdio Contorno Áudio e Vídeo.
Impressão Rona Editora.

ISBN: 978-85908778-0-6

play rec: festival de videodança do recife

treiler: pequenas navegações